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Professor de medicina – Descrição, atividades, funções e salário do cargo

O Professor de medicina ministra atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Quanto ganha um Professor de medicina

Um Professor de medicina trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.712,34 e R$ 17.671,07, com a média salarial de R$ 6.008,60 e o salário mediana em R$ 4.114,01 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.

Salário MensalSalário AnualSalário Por SemanaSalário Por Hora
Média Salarial6.008,6072.103,151.502,1547,38
1º Quartil1.712,3420.548,10428,0913,50
Salário Mediana4.114,0149.368,121.028,5032,44
3º Quartil13.476,71161.720,523.369,18106,28
Teto Salarial17.671,07212.052,804.417,77139,35

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais do ensino
  • Professores do ensino superior
  • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Salários nas cidades que mais contratam

CidadeFaixa SalarialMédia Salarial1º QuartilSalário Mediana3º QuartilMaior Salário
Belo Horizonte – MG1.189 – 6.9322.918,361.188,622.132,805.722,956.931,81
Vassouras – RJ6.989 – 11.6548.403,076.989,478.385,259.621,6311.654,00
São Paulo – SP2.732 – 14.4199.128,992.731,9911.904,2011.904,2014.418,72
Fortaleza – CE1.491 – 5.9713.172,951.491,103.304,364.930,045.971,41
Marica – RJ8.476 – 11.4248.935,848.475,509.092,909.431,4711.423,68
Santos – SP1.683 – 8.8073.528,401.683,122.631,887.270,878.806,70
Maringá – PR3.552 – 6.8084.073,713.552,193.552,195.621,086.808,42
Botucatu – SP1.332 – 2.2561.701,211.331,821.862,821.862,822.256,30
Campina Grande – PB1.219 – 4.4772.277,551.219,142.242,003.695,934.476,62
Recife – PE2.512 – 3.3932.644,152.512,422.632,002.801,403.393,14
Manaus – AM2.272 – 7.2013.914,342.271,913.932,005.945,287.201,10
Arcoverde – PE5.023 – 13.5458.241,405.023,208.685,6011.183,2013.545,43
Araras – SP5.023 – 23.7019.312,085.023,205.023,2019.567,3523.700,56
Campinas – SP4.365 – 52.35618.431,074.364,5011.183,2043.225,3752.355,86
Blumenau – SC8.322 – 12.9609.251,718.322,299.154,5310.700,1012.960,28
Marilia – SP1.378 – 15.3945.039,041.377,973.157,6012.709,7115.394,39
Barreiras – BA2.164 – 5.8723.686,752.164,184.000,004.848,205.872,29
Passo Fundo – RS1.263 – 11.7853.810,971.262,612.142,609.729,7411.784,96
Brasília – DF5.448 – 6.8415.594,545.448,155.643,355.647,586.840,51
Lajeado – RS7.201 – 53.12128.611,767.200,8242.196,0043.857,0053.120,91

Remuneração nos estados

EstadoFaixa SalarialMédia Salarial1º QuartilSalário Mediana3º QuartilMaior Salário
São Paulo1.528 – 19.2996.505,011.527,684.342,0015.933,7719.299,45
Rio de Janeiro3.268 – 13.1777.744,303.268,198.442,6510.879,2013.177,21
Minas Gerais1.307 – 11.2623.966,571.306,692.365,609.298,3911.262,49
Rio Grande do Sul1.414 – 36.2839.580,001.413,793.057,9029.955,1036.282,52
Pernambuco2.525 – 12.6245.088,692.525,053.500,0010.422,7912.624,40
Ceará1.518 – 5.9183.192,391.518,323.304,364.885,695.917,69
Paraná3.266 – 13.9385.712,743.265,693.625,0111.507,1913.937,85
Paraíba1.219 – 4.4772.277,551.219,142.242,003.695,934.476,62
Santa Catarina6.011 – 12.7488.532,986.010,518.530,3610.524,4312.747,50
Amazonas2.272 – 7.2013.914,342.271,913.932,005.945,287.201,10
Bahia2.164 – 5.8723.686,752.164,184.000,004.848,205.872,29
Distrito Federal5.448 – 6.8415.594,545.448,155.643,355.647,586.840,51
Espírito Santo3.552 – 4.4323.608,653.552,003.659,003.659,004.431,89
Sergipe3.284 – 5.8124.426,753.283,774.769,534.798,475.812,05
Pará2.631 – 13.0557.838,862.631,0310.778,7010.778,7013.055,48
Rondônia1.903 – 10.5044.911,461.902,504.452,508.671,7710.503,51
Rio Grande do Norte2.642 – 4.7843.464,802.642,203.600,003.949,404.783,63
Mato Grosso do Sul4.224 – 5.1174.224,364.224,364.224,364.224,365.116,67

Principais locais de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Funções e atividades do Professor de medicina

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:demonstrar competências pessoais;realizar atividades de extensão;comunicar-se;orientar alunos;planejar cursos;participar da administração universitária;desenvolver pesquisas;ministrar atividades didáticas;divulgar produção acadêmica;avaliar alunos, disciplinas e cursos;preparar aulas teóricas e práticas;

Atividades

  • coordenar disciplinas;
  • definir carga horária;
  • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
  • esclarecer dúvidas;
  • estimular realização de trabalhos em grupo;
  • discutir avaliação com aluno;
  • integrar corpo editorial de revistas;
  • estabelecer número de vagas;
  • elaborar cronograma de atividades;
  • obter financiamento para publicação;
  • implementar ações educativas e preventivas;
  • instruir alunos na formação de atitudes;
  • preparar documentação científica;
  • propor alterações em estrutura curricular;
  • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
  • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
  • coordenar seminários e grupos de discussão;
  • estimular desenvolvimento de conduta ética;
  • constituir corpo docente;
  • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
  • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
  • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
  • expressar-se oralmente;
  • registrar resultados de avaliações;
  • revisar textos;
  • preparar apresentação de resultados;
  • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
  • preparar material didático;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • participar de bancas de concursos;
  • orientar percurso acadêmico do aluno;
  • coordenar missões científicas;
  • coordenar pesquisa;
  • revisar avaliações;
  • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
  • treinar equipe de pesquisa;
  • proferir palestras e conferências;
  • definir políticas acadêmicas;
  • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
  • submeter textos para publicação;
  • participar de órgãos colegiados;
  • conceder entrevistas à mídia;
  • identificar demanda de mercado;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • supervisionar estágios curriculares;
  • definir bibliografia;
  • estabelecer metodologia de pesquisa;
  • participar de eventos científicos;
  • selecionar metodologia de ensino;
  • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
  • agir com senso crítico;
  • expressar-se por escrito;
  • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
  • partilhar conhecimento;
  • chefiar departamento;
  • exercer curadoria de coleções;
  • instruir alunos em técnicas especiais;
  • trabalhar em grupo;
  • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
  • oferecer cursos;
  • desenvolver equipamentos e materiais;
  • definir objetivos de cursos;
  • analisar processo de avaliação;
  • redigir boletins;
  • prestar assessorias e consultorias;
  • compor apresentação final de publicações;
  • definir perfil de profissional de conclusão;
  • analisar dados;
  • ministrar aulas expositivas;
  • coordenar projetos institucionais;
  • propor convênios;
  • participar de comissões;
  • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
  • selecionar conteúdo;
  • elaborar ementas;
  • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
  • identificar pré-requisitos;
  • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
  • adaptar equipamentos e materiais;
  • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
  • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
  • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
  • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
  • ter visão global;
  • constituir equipe de pesquisa;
  • estabelecer intercâmbio científico;
  • coordenar implantação de cursos;
  • elaborar projetos;
  • executar consultoria ´ad hoc´;
  • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
  • demonstrar criatividade;
  • gerenciar recursos das pesquisas;
  • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
  • preparar avaliações;
  • estimular auto aprendizado;
  • liderar pessoas;
  • elaborar proposta de criação de curso;
  • coletar dados;
  • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
  • definir critérios e calendário de avaliação;
  • revisar literatura;
  • captar recursos materiais e financeiros;
  • presidir órgãos colegiados;
  • demonstrar capacidade de motivação;
  • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
  • corrigir trabalhos acadêmicos;
  • agir com disciplina;
  • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
  • argumentar com clareza e consistência;
  • atualizar literatura;
  • elaborar pareceres diversos;
  • registrar frequência de aluno;
  • orientar execução de tarefas;
  • coordenar eventos científicos;
  • ministrar aulas práticas;
  • integrar direção de associações científicas e profissionais;
  • demonstrar capacidade de análise;
  • supervisionar experimentos;
  • ministrar atividades de campo;
  • definir elenco de disciplinas;
  • estimular atitude crítica;

Setores que mais contratam Professor de medicina no mercado de trabalho

  • Educação superior – graduação
  • Educação superior – graduação e pós-graduação
  • Educação superior – pós-graduação e extensão
  • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
  • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Construção de edifícios
  • Administração pública em geral
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares

Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

Abril de 2022

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